Header Ads


Passos para planejar o intercâmbio

Passos para planejar o intercâmbio. Foto: Shutterstock

Se tem um assunto que venho pesquisando com bastante frequência é o intercâmbio. Há um bom tempo tenho vontade de juntar minhas coisas e me aventurar em um país para aprimorar o inglês e conhecer novas pessoas (sendo que já até cogito morar em um determinado país).

Mas não é tão fácil assim para quem tem uma "vida normal". Ou seja, quem trabalha e tem contas para pagar. É difícil se preparar para ir para outro país e, por isso, tenho procurado o máximo de informações possíveis, além, é claro, de juntar uma graninha - já vou dizendo que é melhor preparar o bolso.

O primeiro passo de todos é definir o país que você quer ir. Ficar em dúvida entre dois ou três lugares é normal, o ruim é quando não se tem noção nenhuma de onde quer ir. Feito isso é necessário começar a pesquisar sobre cursos oferecidos naquela região.

Verifique o curso que melhor se encaixa no seu bolso, o país que mais chama a sua atenção e o tempo que pretende ficar. Qual é o seu objetivo com o intercâmbio? Por exemplo, está no nível básico do inglês e quer ficar com ele avançado, saiba que serão necessários alguns meses (e até anos) para que isso aconteça.

O que devo incluir na conta?


Para se ter noção de quanto irá gastar você deve incluir no planejamento os valores do curso, das passagens aéreas, da hospedagem (casa de família, residência estudantil, hostel, apartamento), passagens de trem (quando necessário) e um item que muita gente esquece: o seguro saúde internacional.

Faça isso com bastante antecedência porque vai ser mais fácil encontrar valores mais baratos. Mas aqui vai uma dica: verifique quanto que o país que você vai solicita que tenha depositado no banco. Os países exigem um valor mínimo na conta bancária para comprovar que você tem condições de se sustentar por aquele tempo. Por isso, fora os gastos com o intercâmbio, saiba que é preciso ter uma boa poupança guardada, até porque o real não é uma das moedas mais valorizadas.

Dica extra


É muito bom fazer uma viagem com os amigos, que são excelentes companhias nestas horas. Mas o problema é que muita gente se esquece do objetivo principal, que é aprender outro idioma; e estar no meio de pessoas que falam a mesma língua que a sua, às vezes, não é uma boa ideia.

Conheço pessoas que foram para fora e se arrependeram de ficar no meio dos brasileiros, pois falavam português o tempo todo com o pessoal. Era como se estivessem fazendo um curso aqui mesmo no Brasil. Falava inglês na escola e depois só portuguese. Você não precisa se excluir dos brasileiros, mas quanto mais próximo estiver dos gringos mais rápido você vai aprender inglês.

Espero que tenha gostado e quem já fez intercâmbio pode comentar este post!

Não deixe de ler
• Tem idade limite para fazer intercâmbio?
• Por que fazer intercâmbio?

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.