Header Ads


Cidadania italiana: preciso falar italiano?

Cidadania italiana: preciso falar italiano?

Muita gente que quer obter a cidadania se pergunta: será que preciso falar italiano? Minha resposta é "sim e não". Parece confuso,  mas não é. O que acontece é que na teoria você não precisa falar uma única palavra no idioma da "terra da bota". O que muitos não sabem é que na prática o aconselhável é falar sim. Vou explicar isso melhor.

Vou fazer meu processo todo no Brasil, então pra quê preciso falar? Mesmo fazendo tudo no solo brasileiro, você terá que entrar em contato com a Itália. Afinal, terão que ser solicitados os documentos junto com o comune do seu antenato.

Na internet tem diversos modelos de mensagens prontas que podem ser enviadas ao comune, mas o problema é que muitos sequer te responde. E se você falar italiano, será mais fácil ligar e conseguir resolver a situação. Caso contrário, a situação exigirá a atuação de alguma assessoria especializada na área (o que ao meu ver tem que ser o último do último caso).

Eu vou ser sincera, fiquei tanto tempo focada em tentar aprender inglês, e até hoje o bendito não fluente, que esqueci totalmente do italiano. Hoje corro atrás do tempo perdido, mas não é fácil. O idioma é muito parecido com o nosso, só que tem palavras bem diferentes.

Muita gente diz que como vai gastar muito com os trâmites não tem condições de pagar um curso. Porém, quem disse que é necessário fazer um curso? Nós temos um mundo digital onde é possível se tornar um autodidata. Não é tão fácil, mas não custa nada tentar.

No meu caso, eu instalei diversos aplicativos no celular e assisto vários vídeos no Youtube. Só que vou ser bem sincera, tudo o que vejo está do inglês para o italiano. Não pesquisei nada que tivesse em português, mas sei que tem bastante. Eu resolvi fazer assim para não esquecer o que sei de inglês, ou seja, agregar os dois idiomas ao meu tempo. 

Com bastante esforço, você consegue aprender pelo menos um pouco do italiano. E, vamos lá, se você quer ser um cidadão italiano, por que não quer falar o idioma? Não precisa ser fluente, mas tente aprender a falar um pouquinho. Posso dizer que depois de começar a aprender, você não vai querer parar mais de falar (risos).

Ah e não posso deixar de falar que quem for fazer o processo de cidadania na Itália precisa, SIM, falar um pouco de italiano. Muitas assessorias dizem que não, que eles te ajudam em todo momento. Mas você acha que vai ter uma pessoa do seu lado o tempo todo? Não. Então, como é que você vai fazer para comprar um pão, por exemplo? Ou como você vai se comunicar com as pessoas ao redor? Ou pior, o que você vai fazer se der tudo errado com a assessoria?

Este post eu fiz para que você que pretende ser um cidadão italiano e não fala nada do idioma comece a estudar sobre tal língua. Vou repetir de novo, não precisa querer ser fluente da noite para dia, porém tente começar pelo menos com o básico.

Isso é tudo. Espero que vocês queiram aprender italiano agora, hein. 

Arrivederci!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.