Header Ads


Cidadania italiana: o início da saga

Tirar cidadania italiana. Foto: Shutterstock

O Brasil tem uma gigantesca colônia italiana. São milhões de pessoas que têm um ascendente que veio da "terra da bota”. E eu faço parte dessa estatística.

Meus avós são italianos e, finalmente, resolvi começar a minha saga para reconhecer a cidadania. Estou no início, mas posso dizer que não é um processo nada fácil, que requer tempo e dinheiro (muito dinheiro).

Então, a primeira dica que dou é: guarde dinheiro. Se você quiser fazer tudo pelo Brasil não vai sair tão caro, mas já te adianto que você poderá ficar mais de 10 anos na fila de espera (para se ter uma noção, o Consulado de São Paulo está chamando pessoas que deram entrada no processo entre 2005-2006), há quem diga que em outros Estados o tempo é menor (caso do Rio de Janeiro), mas você tem que ter residência na região. Agora, quem quer algo mais rápido, saiba que aí sim vai uma boa grana, porque você vai ter que morar um tempinho na Itália e, como todos sabem, o euro não é uma moeda desvalorizada (hoje custa em torno de R$ 3,53).

Para quem quer iniciar esta trajetória vou colocando as etapas necessárias. Primeiramente, faça sua árvore genealógica, no meu caso não foi muito difícil porque são os meus avós paternos. Mas tem caso que é o trisavô, e aí fica um pouco mais difícil de desenhar a árvore que deve conter o seguinte: seu nome, nome dos pais, nome dos avós (daquele que você pretende reconhecer cidadania), nome dos bisavós e/ou trisavós. Sempre coloque o nome do cônjuge do lado.

Feito isto, agora é necessário saber se você realmente tem direito à cidadania. Se tudo for pelo lado paterno, é bem mais fácil. Agora, se for pelo materno complica um pouco porque antigamente as mulheres não tinham muitos direitos na Itália. Para entender um pouco melhor isso você pode clicar aqui, é um site de um escritório de advocacia (já vou adiantando que não conheço esse escritório, só indico o texto sobre quem tem direito à cidadania) que explica quem realmente tem direito.

Verificou que você tem direito à cidadania, o próximo passo é começar a se preparar para reunir todos os documentos: certidões de nascimento, casamento e óbito (tudo desde você até o ascendente); além da certidão negativa de naturalização do ascendente. No caso da certidão de nascimento do ascendente italiano é necessário que seja o “Estratto dell’atto di nascita com maternità e paternità”. Vale ressaltar que todos os documentos têm que ser de inteiro teor.

Comece o procedimento por você, com a sua certidão de nascimento de inteiro teor e de casamento, se for casado. Depois do seu pai ou mãe (daquele que te passa a descendência), nascimento, casamento. Quando chegar no italiano, aí o jeito vai ser entrar em contato com o comune (município) de origem e solicitar o estratto di nascita, e se ele tiver se casado lá, o de matrimônio também.

Segue um exemplo de árvore genealógica para se ter noção (coloquei até trisavô e os nomes são todos fictícios):

Antepassado nascido na Itália
Trisavô    casou com
Giuseppi Rossi Antônia Gonçalves
Roma 24/07/1870 São Paulo 09/02/1873

Bisavô casou com
Vincenzo Rossi Georgia Iazzi
São Paulo 07/02/1895 Campinas 31/08/1899

Avô casou com
Carlos Iazzi Rossi Maria Diaz Garcia
São Paulo 10/06/1925 Itu 25/03/1932

Pai casou com
Giovanni Garcia Rossi Rute Batista da Silva
São Paulo 03/11/1955 São Paulo 18/01/1960

Você
Giulia da Silva Rossi
São Paulo 16/04/1990

Nesta hipótese os documentos serão os seguintes:
Você – certidão de nascimento, e casamento se for o caso;
Pai – certidão de nascimento, casamento e óbito, se for o caso;
Avô – certidão de nascimento, casamento e óbito, se for o caso;
Bisavô – certidão de nascimento, casamento e óbito, se for o caso;
Trisavô – certidão de nascimento, casamento e óbito, além da certidão negativa de naturalização (CNN).

Sabendo de toda a documentação necessária, depois de reunir os mais fáceis, começa a saga para solicitar o documento na Itália. Os comuni (cidades) italianos nem sempre são de fácil acesso, e em último caso você poderá ter que contratar alguém para resolver esta situação.

Por hoje é só. Assim que for conseguindo mais informações e conforme vai caminhando a minha saga vou postar aqui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.