Cidadania italiana: cadê a resposta do comune?
Conforme juntamos toda a documentação necessária para a cidadania italiana percebemos que a tarefa não é tão fácil. Algumas pessoas têm dificuldade de conseguir informações dos antepassados aqui mesmo no Brasil, então imagina na Itália.
Depois de descobrir todas as informações do antenato italiano, percebo que a maior dificuldade encontrada é com relação à documentação dele. Assim que descoberto o local de nascimento, a primeira coisa que se faz é mandar um e-mail ou uma carta no comune do antenato e solicitar o "Estratto atto dell'atto di nascita" e aí que surge, em muitos casos, a verdadeira saga.
Alguns comuni recebem a mensagem e já enviam rapidamente o documento, outras não te respondem e enviam o documento direto, e o pior vem a seguir: outras não fazem nenhum dos dois. Juro que não entendo o porquê disso.
Conheço pessoas que disseram que o comune respondeu o e-mail praticamente no mesmo dia com a cópia do documento para verificar se era aquele mesmo, para depois enviar por correio. No meu caso não aconteceu isso, já faz um mês que mandei e-mail para dois comuni de Benevento solicitando os documento de nascita e de matrimoni dos meus nonnos e nada.
Mas uma coisa que me chamou bastante atenção é que tem comune que não cobra nada para o envio do documento, tem outras que sim e algumas que só pedem para enviar o selo de postagem pelo correio. Ou seja, cada lugar age de uma maneira diferente - o que não está muito diferente do Brasil, onde cada cidade costuma cobrar um valor muito diferente pela procura do documento.
A dica que dou para quem está na saga da cidadania italiana é NÃO DESISTIR. O comune não te respondeu de imediato, espere um tempinho para mandar outra mensagem perguntando se vão mandar o documento. Não seja desesperado em achar que uma semana é uma eternidade. Tenho acompanhado o Saga Book, do Fabio Barbieri, e o que ele diz é o seguinte: não te respondeu, espere uns 10 dias para mandar outra mensagem e caso não respondeu de e-mail espere 30 dias. Se nada der certo, o jeito é apelar por uma parte paga - mas como todo o processo é tão caro, tente fazer o máximo possível sozinho.
É isso aí pessoal. Espero que tenha ajudado um pouquinho vocês que estão nesta longa jornada!
Deixe um comentário