Header Ads


Quanto custa para reconhecer a cidadania italiana?

Valor da cidadania italiana

Eu participo de um grupo de cidadania italiana e achei muito interessante um dos posts. Um integrante do grupo fez uma tabela de quanto que custa aproximadamente para obter a cidadania aqui no Brasil e na Itália.

Preparem os bolsos e se segurem para ficar de pé! Se você quiser aqui no Brasil deve sair cerca de 3 mil reais, mas pode levar mais de uma década (caso de São Paulo, que estão chamando as pessoas que solicitaram em 2005 - alguns consulados são bem mais rápidos, mas você só pode dar entrada no consulado de jurisdição da sua residência). Agora, para ir mais rápido, há a possibilidade de fazer tudo lá na Itália e o preço chega a passar dos 20 mil reais. É isso mesmo, sai mais de 20 mil - vale lembrar que o valor é calculado com na base no euro, que dependendo do dia pode estar mais barato ou mais caro.

O exemplo postado do grupo é para uma pessoa que vai apresentar 12 documentos, pois foi calculado até o trisavô. Mas como tem gente que é o avô ou bisavô o número de documentos pode ser menor. E outro detalhe é que já inclui o valor do apostilamento (Apostila de Haia), que começou a valer a partir do dia 14 de agosto de 2016.



Mais detalhes sobre como foi calculada a tabela:

* Nos 12 documentos também é inclusa a certidão de casamento do requerente.
* São 13 traduções juramentadas, pois é preciso incluir a CNN (certidão negativa de naturalização) - não custa nada para tirar, mas é necessário fazer a tradução e apostilar.
* Ainda tem algumas dúvidas com relação ao assunto, mas a tabela conta que o apostilamento será dos documentos originais e das traduções separadamente (há quem diga que vai ser uma única apostila para cada documento e sua respectiva tradução - isso só será resolvido mesmo a partir do dia 14). E o valor da apostila é baseado em São Paulo, em outros Estados sairá bem mais barato. (Vou procurar a tabela e posto aqui).

- Vale lembrar que os custos variam dependendo da quantidade de documentos, da cotação do euro, do preço da passagem aérea e da assessoria contratada (tem gente que faz sozinha e não tem este gasto).
- Mesmo se a pessoa for fazer no Brasil, saiba que a taxa de análise no Consulado é cobrada em euro. Custa 300 euros, portanto o preço também varia conforme a cotação.

Espero que tenha ajudado vocês a terem uma pequena noção de quanto que custa entrar nesta saga.

Até mais! ;)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.