Veja como pesquisar no FamilySearch
Na internet existem diversos sites que ajudam a encontrar informações dos nossos antepassados e o que eu acho melhor de todos é o FamilySearch. Eu digo que, pelo menos, 70% dos casos é possível achar nesta página eletrônica.
Eu tenho percebido que muita gente ainda não sabe mexer no FamilySearch, tanto que teve pessoas que tentaram dezenas de vezes e de repente alguém ajudou e poucos minutos depois (isso mesmo, MINUTOS) tava lá as informações.
Por isso, hoje resolvi trazer algumas dicas de como pesquisar neste site. Já vou adiantando que não vai servir para todos os casos, pois ainda há documentos que não foram digitalizados.
1) A primeira coisa que você deve fazer é ir na aba "Pesquisar" e clicar em "Registros". Para realizar este procedimento não precisa nem mesmo de cadastro.
2) Ao clicar em "Registros" vai aparecer uns campos para preencher a informação sobre o seu antepassado. Para ficar mais fácil eu vou colocar o nome de uma pessoa fictícia. Vamos supor que o antenato (antepassado) italiano se chame Luigi Rossi e seja filho do Antonio com a Maria. Na hora de preencher os campos você pode fazer da seguinte maneira.
Como deu para perceber eu cliquei no quadrado do lado dos campos. Isso você deve fazer quando conhece o nome exato, mas a gente sabe que pode haver variações e, em alguns casos, não selecionamos ele.
3) Depois de clicar em "Pesquisar" vai aparecer diversos resultados.
Pode ser que você tenha sorte e logo apareça quem você está procurando. Aí é só clicar em cima do nome que você vai ter mais informações sobre a pessoa.
4) Mas, como já disse antes, nem sempre é tão fácil assim. O Luigi pode ser Luís no Brasil e sem contar que podem aparecer tantas opções que fica difícil de saber quem é.
Neste caso, uma das opções é desmarcar o quadrado com a correspondência exata do nome e apertar enter. Primeiro você pode fazer isso com o nome, depois com o sobrenome e até mesmo com o nome dos pais - veja todas as possibilidades.
5) Se mesmo assim não encontrar nada, existe uma possibilidade que é um pouco mais complicada, só que isso vai depender de você ter um pouco de informações. Você vai ter clicar novamente em "Pesquisar" ➡ "Registros" (Dica 1). Tem uma parte com um mapa e logo embaixo "Procurar uma Coleção" - neste local, você insere o nome da cidade ou província de onde veio o seu antepassado. Como exemplo, vou colocar Rovigo.
6) Continuação da dica anterior. Ao clicar sobre Rovigo vai aparecer a tela a seguir:
Então, você vai clicar em "Procurar em xxx imagens". E vai aparecer um lista com o nome de cada comune. Se você tiver uma noção da cidade, você clica nela que vai aparecer os registros de nascimento digitalizados. Não é uma tarefa fácil, vai ter situação que será preciso conferir centenas de folhas, ainda mais que nem todos os livros têm índice.
7) Quando não há nenhuma noção de onde veio o antepassado, uma medida é fazer o registro no site do FamilySearch (que é grátis) e clicar na aba "Árvore familiar" ➡ "Procurar".
Depois que você logar, vai aparecer uma tela assim:
8) Seguindo com a dica anterior. Você vai colocar as informações que você já sabe - vou usar o mesmo exemplo.
Depois de clicar em "Atualizar", vai aparecer todas as pessoas com o nome digitado nas árvores genealógicas cadastradas.
9) Se você não achou quem queria com a fase anterior, uma dica é desmarcar o quadro e clicar enter.
* Caso você não encontre nada sobre o seu antepassado, isso pode significar que a procura será um pouco mais longa. Existem outros sites que também são bons, mas eu falo sobre eles em outros posts.
Espero que tenha gostado, dúvidas e sugestões podem ser colocadas nos comentários!
Deixe um comentário