Header Ads


É hora de tirar o passaporte

Novo passaporte brasileiro. Foto: Polícia Federal


Para quem quer ir viajar para fora, a primeira coisa que deve colocar na lista é o passaporte. Se você já tem este documento é uma dor de cabeça a menos, agora se você não tem vá correndo tirar.

Alguns países da América do Sul aceitam apenas o RG para entrar, mas dependendo da região que for pode dar algum problema. Por isso, o recomendado é sempre o passaporte em mãos e com a validade em vigência.

Não é nenhum bicho de sete cabeças tirar o passaporte, o único problema é que o nosso super eficiente país (risos) trava de vez em quando para emitir. Umas semanas atrás a emissão foi interrompida por conta de um problema na máquina; fora que tem gente que diz que estão demorando mais de um mês para entregar o documento (juro que fiquei pasmada).

Eu tirei o passaporte um tempinho atrás para evitar constrangimentos, até porque o meu objetivo era viajar para fora este ano, mas infelizmente por conta do trabalho e de alguns compromissos não deu certo. :(

No meu caso, eu entrei no site da Polícia Federal e fiz a solicitação. Depois, o próximo passo foi pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União). Feito isto, tive que esperar dar a baixa do pagamento (no meu caso demorou 2 ou 3 dias) para poder agendar a data em uma das unidades da PF para levar todos os documentos necessários.

Quando fiz isso estava de férias, então queria que ocorresse tudo dentro daquele período e que não fosse tão longe da minha casa. E quando entrei no sistema fiquei em choque porque não tinha horário em um monte de unidades. Aqui em São Paulo tem agência que não se encontra horário em nenhuma data dos próximos três meses – não sei se hoje melhorou.

Eu particularmente não queria ir até a sede a Polícia Federal pois achava um pouco longe, mas em último caso seria a única opção. Só que no final escolhi a de São Caetano do Sul, era só 20 minutos de casa – perfeito! Quando abri o sistema nem acreditei, tinha horário até pro dia seguinte. Como era quinta-feira e na sexta tinha um compromisso, resolvi agendar pra segunda.

Meu horário marcado era 11 horas, mas como não sabia como funcionava, preferi chegar às 10 horas – eles dizem para estar lá com 30 minutos de antecedência. Só que como teve gente que chegou atrasada, acabei sendo atendida umas 10h20. A mulher pegou meus documentos e pediu para sentar numa fileira.

Acho que esperei uns 30 minutos até me chamarem para tirar a digital e a foto. Achei até que foi bem rápido. Aí recebi um protocolo dizendo que o documento ficava pronto em seis dias úteis – ou seja, teria que buscar na terça-feira da semana seguinte, exatamente um dia antes de voltar de férias.

Chegou no dia de buscar meu passaporte tive que esperar um bom tempinho pra ser chamada. Tinha mais gente pra retirar do que pra fazer o documento. Acho que fiquei quase uma hora, parecia que nunca ia ser chamada. :/

Até que finalmente chamaram meu nome (uhuuuuuuu). Alegria total. Aí foi só conferir o documento e assinar. Pronto o passaporte estava na minha mão. E o melhor, a foto ficou bonitinha, tava morrendo de medo de ficar horrível, apesar que já tinha visto na tela antes (risos).

Se você vai tirar o passaporte, vamos lá aos documentos exigidos:

- Documento de identidade (como carteira de identidade, habilitação ou militar);

- CPF;

- Certidão de casamento (quem casou e mudou de nome);

- RG ou certidão de nascimento (para menores de 18 anos);

- Título de eleitor e comprovantes de votação nos dois turnos (se houve) da última eleição. Na falta deles, leve uma declaração da Justiça Eleitoral que prove que está quite com as obrigações eleitorais;

- Certificado de reservista ou uma declaração da Junta Militar de que está quite com o Serviço Militar, para os homens entre 18 e 45 anos;

- Certificado de naturalização para os naturalizados;

- Comprovante de preenchimento do formulário online;

- Comprovante do pagamento da guia (GRU);

- Passaporte anterior (quando houver).

Para fazer a solicitação do passaporte é só entrar no site https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do. Atualmente, o documento vale por dez anos e o valor da GRU é R$ 257,25.

Agora, não perca tempo para tirar o seu passaporte e começar a partir pelo mundo a fora.

Enfim, é isso. Até mais.

Take care! ;)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.