Header Ads


Como é o custo de vida na Suécia

Custo de vida na Suécia. Foto: Shutterstock

Se você tem o intuito de morar na Suécia, saiba que o país é um dos mais caros da Europa e tem um custo de vida bem alto. Pesquisando muito sobre o assunto, percebi que as coisas na "terra dos vikings" costumam ser até mesmo mais caras que no Brasil, o único detalhe é que os suecos ganham um bom salário por mês.

Em primeiro lugar você precisa entender que, ao contrário do que muitos pensam, a moeda na Suécia não é o euro, mas sim a coroa sueca. Perto do real, a coroa não é nada valorizada, já que hoje a uma coroa sueca custa aproximadamente R$ 0,35.

Para se ter noção do quanto é caro viver na Suécia, o salário médio é de aproximadamente SEK 164,20 por hora trabalhada e se formos calcular com a carga horária de 40 horas semanais o valor daria SEK 6.568, sendo que se calcularmos mensalmente (quatro semanas) dá SEK 26.272. Em real isso daria cerca de R$ 9.055 - pode até parecer um valor alto, mas não, porque quem vive lá gasta isso só para ter uma vida normal e isso depende ainda depende da cidade. Saiba que quanto maior a cidade mais caro será o custo de vida; por exemplo, para morar em Estocolmo você desembolsará muito mais do que viver em Kalmar.

Outro detalhe é que os impostos são bem altos por lá, cerca de 42% de tudo o que se ganha é destinado ao pagamento de impostos. Mas o bom é que na "terra dos vikings" dá para ver onde os impostos vão parar, pode não ser o lugar perfeito, mas os setores da educação, saúde e segurança são bem avançados se comparados ao do Brasil.

Os gastos essenciais de quem mora lá são aluguel, energia elétrica, alimentação, internet, televisão a cabo, TV licença, celular e médico - o sistema de saúde pode ser "100%", mas também não é totalmente gratuito, em outro post falo sobre como funciona.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.